Regulamento


INSCRIÇÕES





1- INSCRIÇÕES


1. As inscrições deverão ser realizadas online no sítio www.trailsempavor.pt até ao dia 10 de setembro de 2017;

2. As taxas de inscrição incluem IVA à taxa em vigor;

3. As inscrições e os pagamentos efetuados depois das 00H00 de dia 11 de setembro não serão aceites;

4. As inscrições só serão válidas, após a receção do email enviado pela GlobalSport, com a confirmação da inscrição;

5. Alteração de prova ou de pessoa deverá ser requerida até o dia 11 de setembro;

6. Para dúvidas e esclarecimentos acerca do evento, poderá ser utilizado o email hmatias@cm-evora.pt ou contacto 967 285 308;

7. No caso de questões relacionadas com o processo de inscrição deve ser contactada a empresa gestora deste processo através de info@globalsport.pt.



2- DEVOLUÇÕES


1. Não haverá direito a devoluções do valor do pagamento da inscrição exceto se a prova for anulada previamente por motivos imputáveis à Organização;

2. As inscrições são pessoais e intransmissíveis;

3. Os dorsais serão entregues individualmente ou ao responsável de equipa mediante apresentação do BI/CC.


3- DESCRIÇÃO DOS KITS


Tipo de Kit

Preço

Pagamento

Conteúdo

Trail Longo
15€
10/09/2017
Inscrição + T-shirt* + Prémio Finisher + Lanche Convívio**
Trail Curto
13€
10/09/2017
Inscrição + T-shirt* + Prémio Finisher + Lanche Convívio**
Mini Trail
11€
10/09/2017
Inscrição + T-shirt* + Prémio Finisher + Lanche Convívio**
Caminhada
9€
10/09/2017
Inscrição + T-shirt* + Lanche Convívio**
Kid's Trail
Gratuito
10/09/2017
Inscrição


* Lanche Convívio – Constituído por uma sopa quente, uma bifana e uma bebida.

** Alertamos para o facto de logisticamente só ser possível garantir t-shirts personalizadas do evento, com modelos e cores distintas por género/prova para quem efetuar o pagamento até às 09 horas do dia 06 de setembro.

MATERIAL INCLUÍDO NA INSCRIÇÃO


1. Seguro de acidente pessoal e responsabilidade civil;

2. Abastecimentos líquidos e sólidos;

3. Dorsal;

4. Cronometragem efetuada por empresa privada;

5. T-shirt oficial do evento;

6. Prémio Finisher para quem terminar o evento, exceto caminhada.




CUIDADOS FÍSICOS





1- CONDIÇÕES FÍSICAS


Para participar é indispensável:

1. Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado física e mentalmente;

2. Adquirir antes do evento, capacidades reais de autonomia que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas;

3. Conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro, chuva ou frio;

4. Saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.;

5. Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas.


2- DEFINIÇÃO DE POSSIBILIDADE DE AJUDA EXTERNA


1. Os atletas poderão receber ajuda externa durante a prova desde que não cause interferência com outro atleta em prova;

2. A ajuda externa entende-se por assistência ao mesmo, quer seja no fornecimento de alimentação, primeiros socorros ou similar e nunca poderá ser confundida com ajudar no transporte ou ação que ajude o participante a transpor o percurso com maior facilidade.


3- COLOCAÇÃO DE DORSAL


1. O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado à frente do atleta e de preferência à altura do peito. Não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação;

2. Os participantes deverão levantar a documentação necessária / dorsal até 15 minutos antes do início da respetiva prova;

3. O dorsal dispõe de números de telemóvel referentes a números de emergência e da organização.

Nota: Todos os participantes deverão ser portadores de alfinetes para o dorsal ou porta dorsal.


4- REGRAS DE CONDUTA DESPORTIVA


1. Todos os atos do evento deverão ser norteados por um completo fair-play, assumido pela organização e os concorrentes, pelo fato de aceitarem este regulamento ao inscrever-se, aquilo que é o património cultural deste desporto emergente: respeito pelo desafio, entreajuda e respeito pelos outros concorrentes, organizadores e colaboradores; respeito pelo ambiente natural em que decorrem procurando um impacto ambiental nulo;

2. O atleta que encontrar um colega a precisar de auxílio, terá que ficar com este, até que o próximo atleta chegue, e assim sucessivamente, até à chegada de apoio sanitário. Um atleta nunca deverá ficar sozinho em caso de lesão e necessidade de apoio;

3. Qualquer participante que visualize qualquer ilegalidade na participação do evento deverá comunicar assim que possível a organização.




PROVA





1- PROGRAMA


Dia 10 de setembro


• Data Limite para inscrições para as diferentes provas.

Dia 16 de setembro


• 12h00 às 20h00 – Abertura do Secretariado nas Piscinas Municipais de Évora;
• 19h00 – Abertura do Solo Duro nas Piscinas Municipais de Évora;
• 19h00 – Abertura do Parque de Campismo nas Piscinas Municipais de Évora.

Dia 17 de setembro


• A partir das 07h00 – Partida do Autocarro da CME das Piscinas Municipais de Évora para os locais de partida (a divulgar posteriormente);
• 07h30 – Abertura do Secretariado na zona da Partida (a divulgar posteriormente);
• 08h30 – Abertura do Controlo 0, (inicio da entrada dos atletas para a zona da Partida);
• 08h45 – Briefing;
• 09h00 – Partida do Trail Longo;
• 10h00 – Partida do Trail Curto;
• 10h30 – Partida do Mini Trail;
• 10h45 – Partida da Caminhada;
• 12h30 – Início do almoço (em local a designar);
• 14h00 – Entrega de Prémios.
• 14h30 – Partida Kid´s Trail;

Nota: Os horários apresentados são estimados pela organização, podendo ser alterados durante o decorrer da prova se assim se justificar.


2- DISTÂNCIAS


• Trail Longo +- 35 Km
• Trail Curto +- 20 Km
• Mini Trail +- 10 Km
• Kid´s Trail:
- Até 9 anos +- 500m
- 10 – 11 anos +- 1 Km
- 12 – 13 anos +- 2 Km
- 14 – 15 anos +- 3 Km
- 16 – 17 anos +- 4 Km
• Caminhada +- 8 Km

3- MAPA / PERFIL ALTIMETRICO


A. O percurso do trail curto ocorrerá quase na sua totalidade em caminhos do trail longo;

B. A altimetria do trail longo será de +1.124m -1.168m;

C. A altimetria do trail curto será de +701m -756m;

D. A altimetria do mini trail será de +250m -250m;

E. O kid´s trail decorrerá num percurso fechado de aproximadamente 1 Km;

F. O percurso será fitado com fitas a anunciar. Para além das fitas serão colocadas placas direcionais e informativas com indicação de zonas perigosas e de quilómetros percorridos ou a percorrer;

G. Haverá membros da organização nos locais mais críticos e passiveis de engano (separações de provas, passagens de estrada, etc.). Todos os participantes devem acatar as indicações da organização sob pena de poderem vir a ser desclassificados.

4- METODOLOGIA DE CONTROLO DE TEMPOS


A. O controlo de tempos e classificações serão asseguradas pela GlobalSport, sendo as mesmas afixadas no local da prova, na página do Facebook do Évora Desporto e no site www.trailsempavor.pt posteriormente ao vento. O controlo será efetuado através de chip;

B. Qualquer reclamação às classificações deve ser efetuada por escrito até 60 minutos após o término do último atleta em prova;

C. Outras reclamações ou atualização de informação devem ser dirigidas a organização da prova através do email hmatias@cm-evora.pt.



5- TEMPO LIMITE


O tempo limite das provas será o seguinte:

Prova

Tempo Limite Ponto Intermédio

Tempo Limite Final

Trail Longo
4 horas
7 horas
Trail Curto
3 horas e 30 minutos
6 horas
Mini Trail
Sem Ponto Intermédio
3 horas
Caminhada
Sem tempo limite
Sem tempo limite




6- POSTOS DE CONTROLO


A. Existirá um controlo “0” através de chip efetuado pela organização com a parceria da GlobalSport;

B. Serão efetuados diversos controlos de passagem por parte da organização que só serão do conhecimento dos atletas no decurso da prova;

C. Qualquer falha de passagem em controlo dará direito a desclassificação da prova. É imprescindível que o participante transporte o dorsal bem visível;

D. Caso ocorra a perca do dorsal durante a prova, deverá ser fornecido o número do dorsal pelo participante nos postos de controlo da organização, de modo a ficar registada a sua passagem.

7- LOCAIS DOS ABASTECIMENTOS


A. Existirão 5 postos de abastecimento para o Trail Longo;

B. Existirão 3 postos de abastecimento para o Trail Curto;

C. Existirá 1 posto de abastecimento para o Mini Trail;

D. Existirá 1 posto de abastecimento para a Caminhada;

E. Informação acerca de distâncias de PA´s, alimentação e hidratação fornecida pela organização será disponibilizada posteriormente em www.trailsempavor.pt.



Nota: A organização não fornecerá copos nas assistências pelo que os atletas devem transportar meios para que possam abastecer-se como caneca, bidon ou camelbak.


8- MATERIAL RECOMENDADO


Não existirá material obrigatório, cada atleta será responsável pelos meios que pretende levar durante a prova para superar a mesma. No entanto a organização recomenda aos participantes a estarem fornecidos do seguinte material:

• Calçado e vestuário adequados para a prática de Trail Running;
• Telemóvel;
• Dorsal (visível) (alfinetes para a colocação do mesmo);
• Boné;
• Protetor solar;
• Mochila;
• Apito;
• Água (recipiente para água) e alimentos energéticos.

9- INFORMAÇÃO SOBRE PASSAGEM EM LOCAIS COM TRÁFEGO RODOVIÁRIO


A prova irá decorrer em alguns troços de passagem com tráfego rodoviário, todos os atletas terão que ter cuidado ao passar nos troços rodoviários, pois não haverá corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível, devendo os mesmos cumprir escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões; mesmo assim a organização terá voluntários nesses pontos.

10- PENALIZAÇÕES/DESCLASSIFICAÇÕES


O atleta compromete-se a respeitar as indicações dos membros da Organização colocados na zona de partida e ao longo do percurso. Será penalizado ou desqualificado todo aquele que:

• Não cumpra o presente regulamento;
• Não complete a totalidade do percurso escolhido pela zona marcada;
• Altere o dorsal ou não seja transportado visivelmente;
• Ignore as indicações da organização;
• Tenha alguma conduta antidesportiva;
• Não passe nos postos de controlo;
• Deteriore ou suje o meio ambiente.

Todo o atleta que utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros, será automaticamente desclassificado. O atleta é o único responsável pelo transporte de todas as embalagens e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta.




CATEGORIAS E PRÉMIOS





1- DEFINIÇÃO DATA, LOCAL E HORA ENTREGA PRÉMIOS


Os prémios de cada prova serão entregues nos horários estipulados na Categoria Prova | Ponto 1 - Programa.

2- DEFINIÇÃO DAS CATEGORIAS ETÁRIAS/ SEXO INDIVIDUAIS E EQUIPAS


Escalões Trail Longo/Curto e Mini Trail:


Masculinos/Femininos

Faixa Etária

Seniores/Sub 23 *
18 aos 39 anos
M/F 40
40 aos 49
M/F 50
50 aos 59
M/F 60
>= 60

* No Trail Curto e Mini Trail, os atletas com idades entre os 16 e 18 anos são contemplados neste escalão.

Todos os atletas terão de participar obrigatoriamente na sua categoria.

Nota: Para efeitos de classificação e pontuação dos atletas nos escalões, será considerado o ano de nascimento do atleta, ou seja, considera-se a idade que o atleta terá à data de 31 de Dezembro da corrente época competitiva Ex: um atleta que faz 40 anos em 31 de Dezembro, será classificado no escalão M40.


3- CLASSIFICAÇÃO COLETIVA


A. A classificação por equipas será estabelecida com base no somatório dos 3 melhores tempos dos elementos da equipa no respetivo trail, independentemente do escalão;

B. A equipa que obtiver um tempo menor será a vencedora.

4- PRÉMIOS


Serão atribuídos os seguintes prémios:

• Três primeiros classificados da geral do Mini Trail, Trail Curto e do Trail Longo (Masculino e Feminino);
• Três primeiros de cada escalão do Mini Trail, Trail Curto e do Trail Longo (Masculino e Feminino);
• Primeira equipa do Mini Trail, Trail Curto e do Trail Longo (Masculino e Feminino);
• Três primeiros classificados da geral de cada um dos Kid´s Trail (Masculino e Feminino).

5- PRAZOS PARA RECLAMAÇÃO DE CLASSIFICAÇÕES


A. Os participantes podem apresentar reclamações perante as classificações apresentadas pela organização no prazo de 48 horas após a sua afixação;

B. A apresentação da reclamação tem um custo de 20€ que será devolvido caso a mesma seja deferida;

C. Findo este prazo as mesmas assumem-se como definitivas.


MARCAÇÃO DO PERCURSO





1. A marcação principal será constituída por fita pendurada em elementos naturais à altura dos olhos. A cor da fita será anunciada no momento da partida;

2. Para além da fita sinalizadora serão utilizadas outras sinaléticas como setas impressas, cal a cortar as estradas e informações diversas para além de indicações por colaboradores da Organização em atravessamento de estradas e outros locais;

3. Os concorrentes obrigam-se a percorrer todo o trilho sinalizado o mais perto possível das marcações não devendo atalhar nos pontos em que eventualmente tal seja possível. O não acatamento desta norma pode levar à desclassificação se no entender da organização da prova tal for feito com a intenção de diminuir a distância percorrida ou de diminuir as naturais dificuldades técnicas do percurso;

4. No caso de um concorrente percorrer alguma parte do percurso sem sinalização deverá voltar atrás pelo caminho que seguiu e procurar o caminho sinalizado.


RESPONSABILIDADES PERANTE O ATLETA/PARTICIPANTE





1. A organização assume a disponibilização de todos os meios necessários para que o participante/atleta possa completar a sua prova desde que o mesmo respeite e aceito o presente regulamento;

2. Será disponibilizado local para dormida em solo duro, bem como banhos quentes a partir de 15 de setembro nas Piscinas Municipais de Évora, devem munir-se do necessário para a dormida confortável;

3. Também estará disponível uma zona nas referidas instalações para quem deseje acampar no dia 15 de setembro.



1- SEGURO DESPORTIVO


Todos os participantes com inscrição regularizada serão abrangidos por seguro desportivo.

2- SECRETARIADO DA PROVA/ HORÁRIOS E LOCAIS


O secretariado de prova funcionará nos dias 16 e 17 de setembro, conforme descrito Categoria Prova | Ponto 1 - Programa.

O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio ou pelo representante da equipa mediante apresentação de documento identificativo.


DIREITOS DE IMAGEM





A aceitação do presente regulamento implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma; pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.